segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

47ª. produção

NA BARCA COM MESTRE GIL (REVISITAÇÃO)
Em 1980 sob o lema de “1970-1980 – 10 anos de luta e amor ao teatro” iniciou-se um período de reflexão e de trabalho interno para relançar a actividade e a imagem do CITEC. É neste contexto que em 1981 se retoma a realização duma mostra de teatro no Castelo de Montemor-o-Velho que, após muitas peripécias e determinação, se veio efectuar de 12 a 19 de Julho de 1981, com a denominação de “Semana Cultural do Concelho de Montemor-o-Velho”. Projecto que em 1982 já se passou a designar por CITEMOR (Ciclo de Teatro de Montemor-o-Velho), que embora tendo o Castelo como palco principal procurava também explorar outros espaços.
E para começar um novo ciclo no CITEC nada pareceu mais indicado do que um espectáculo a partir de textos de Gil Vicente. A estreia de Na Barco com Mestre Gil, de autoria de Jaime Gralheiro, foi em 17 de Julho de 1981 e foi o espectáculo de abertura da 1ª Semana Cultural do Concelho de Montemor-o-Velho. Nesta produção participaram catorze actores, nove músicos e quatro técnicos, além da colaboração de dez costureiras.
É este espectáculo que passados 30 anos o CITEC revisita, nas comemorações dos seus 40 anos, procurando juntar o maior número possível de elementos do elenco de então. Será mais uma confraternização em que se evoca um momento marcante na vida do grupo.
Assim, no dia 10 e 11 de Junho de 2011, no Anfiteatro Municipal, em Montemor-o-Velho, aconteceu o remontar da nova versão de “Na Barca com Mestre Gil”, de Jaime Gralheiro a partir dos autos de Gil Vicente, que é também um revisitar de memórias. Após 30 anos haverá diferenças naturais, mas espera-se passar a mesma alegria e prazer em fazer teatro, a mesma determinação em ultrapassar obstáculos, ao refazer aqui o primeiro espectáculo do CITEC criado para explorar as potencialidades teatrais do Castelo de Montemor-o-Velho e que ganhou um prémio a nível nacional em 1982.
As memórias do passado podem e devem fortalecer a construção do futuro, com esta jornada de confraternização pretende-se também promover outras actividades num futuro próximo, pois como é dito no espectáculo “fazer teatro é estar de pé onde os outros estão de gatas”.
in programa
Ficha técnica do espectáculo
Na Barca com Mestre Gil (revisitação)
Autor: Jaime Gralheiro, a partir de textos de Gil Vicente
Dramaturgia e Encenação: Deolindo L. Pessoa
Actores: Carlos A. Cunha, Deolindo Pessoa, Diana Cunha, Dina Melo, Fernando Campos, Fernando Capinha, Francisco Morais, Judite Maria, Nuno Castilho, Paula Camarneiro e Vitor Filipe
Músicos: António Augusto, António Correia, Bruno Morais, Carla Correia, João Amaral, José Maria, José Couceiro, Luis Amaral, Nuno José e Tó João Couceiro
Luz: Nuno Patinho
Montagem: José Pedro Sousa
Cartaz: Carlos Alberto Ferrão
Produção: Henrique Maranha e Vasco Neves
Espectáculos nos dias 10 e 11 de Junho de 2011, que tiveram bastante adesão de público nas apresentações realizadas no Anfiteatro do Jardim Municipal, sempre acima das 300 pessoas.
Participou ainda no Ciclo de Montemor promovido em 2011 pelo Casino da Figueira da Foz.



Videos com fotografias de Jorge Valente e música de Manuel Rocha.
Parte1
TRIBUTO
Hoje, aqui e agora, é tempo de prestar tributo a uma pessoa.
Podia ser como filha de um Senhor do Teatro em Montemor, que com toda a sua humildade, se predispôs a colaborar com o CITEC desde a sua fundação, onde se manteve até morrer, quando andava a ensaiar mais uma peça.
Podia ser como mulher de alguém que também colaborou activamente com o grupo desde o seu inicio, quer como músico ou na direcção de cena, um homem dos bastidores.
Podia ser como mãe de dois filhos que também sempre colaboraram com o CITEC e que hoje mais uma vez estão presentes.
Podia ser como avó de dois netos que também têm colaborado, nomeadamente no CITEMOR.
Mas é sobretudo por ela, que também desde a fundação do CITEC e do CITEMOR sempre mostrou uma grande disponibilidade para colaborar.
Hoje, aqui e agora, o nosso tributo a LETÍCIA COUCEIRO.
 
Parte 2

Sem comentários:

Enviar um comentário